Monday, July 16, 2007

Autárquicas Intercalares Lisboa 2007

É o perigo das excursões, das viagens em grupo e dos rebuçados dados por estranhos. Não obstante os constantes avisos na comunicação social, as sucessivas denúncias de burlas e de falsas promoções de viagens ("Viagem à Galiza por 60 euros, com oferta de chouriço de vinho e aguardente de medronho"), ainda há quem arrisque e venha de Mangualde e de Resende para Mafra, numa excursão com gente simpática e sem maldade. E o que é que acontece? A carrinha é desviada para a sede de campanha do candidato do governo à Câmara de Lisboa.
Não seja por isso, que o ambiente é giro e até oferecem bandeiras. Mas assim que lhes é perguntado o que é que lá estão a fazer, a resposta surge com o sorriso rasgado de quem fabrica queijo limiano (sim, eu sei que o queijo limiano fabrica-se em Ponte de Lima :p): "Er...nã chei."
Se o PS ganhou em todas as 53 freguesias de Lisboa, não percebi porquê que teve que recrutar pessoal de Mangualde. Nos últimos tempos, por razões que não vêm ao acaso, tenho feito profundos mergulhos na História do séc.XX, e o caso de António Costa levou-me a uma analogia inevitável com o centralismo democrático de Lenine, embora com o processo inverso. Mutatis mutandis, sem dúvida, mas a verdade é que na União Soviética os altos dirigentes dos aparelhos de Estado eram os altos dirigentes do partido, a nomenklatura, havendo uma (con)fusão entre o Governo e os órgãos de administração local e o partido. E são inegáveis as parecenças do grupo de Mangualde com um soviete.
Quanto a Carmona, foi sem dúvida uma vitória. Já Fernando Negrão, na altura certa, e teria tido uma campanha bem sucedida. Foi, de longe, o que apresentou melhor imagem, com cartazes apelativos, boa conjugação de cores e slogans que não deixam de ter a sua graça.
Mas faltou o resto, faltou substância. Faltou um líder do partido realmente apto para ocupar esse alto cargo (passe-se a graçola). Marques Mendes não soube gerir a crise na Câmara nem apresentar uma alternativa forte. O que vale é que, no seu caso, a queda nunca será grande (ok, já chega!).
Helena Roseta foi uma surpresa, José Sá Fernandes está bem onde está, Telmo Correia foi o que se esperava.
O PNR duplicou os seus resultados em relação a 2005, contrariando a tendência geral e prometendo um deputado para as legislativas de 2009. Assim esperamos. Sim, porque à esquerda do PS temos o PC, BE, Os Verdes. E à direita, um CDS a curtir os seus tempos de blues e um PSD com mais baixos que altos (prometo que é a última).*
Deste modo, o que é direito caminha para torto, e nisso as autoras deste blog não estão interessadas.

* Para aqueles que consideram que me aproveito de instrumentos falaciosos para sustentar a minha opinião e induzir a geral em erro, gostaria apenas que constasse que o PNR, em 2005, obteve, no Concelho de Lisboa, 798 votos, e no passado dia 15 reuniu 1501 votos, tendo uma subida de 88% (os dados são oficiais). Ora se falamos em termos absolutos e não percentuais, a abstenção, quer seja de 60, 20 ou 10%, não pinta minimamente, muito menos os Gato Fedorento, que, se formos considerar que têm o poder de mudar a opinião pública e induzir ao voto pela Direita, merecem, no meu entender, uma estátua.

16 comments:

Anonymous said...

Gostei da piada do Marquês Mendes...

Anonymous said...

*Marques

- said...

Bem, já que estamos com piadas políticas...
Essa foi bastante baixa, Catarina! Mas se quiséssemos ir para o outro lado do Atlântico, eu também sei umas Hilary-antes!

Ginete said...

Tudo muito bonito, até à parte do "Assim esperamos". Para já, parece-me ridículo achar que a subida de votos do PNR é fruto de uma verdadeira evolução política e não de um fenómeno pontual, fruto da exposição mediática que receberam há uns meses. Já agora, bem podem agradecer aos Gatos Fedorentos, já que foram eles que lhes ganharam grande parte dos votos.
Outro factor que contribuiu para um bom resultado deste partido foi a abstenção ridiculamente alta, que tornou os três gatos pingados que votaram no PNR numa percentagem mais-ou-menos considerável da população votante.
Por fim... Tás parva ou quê?! Assim esperamos?! Devias era esperar que o PSD e o PP acordassem, não que um partido de neo-nazis desnaturados se assuma como uma alternativa à direita convencional. No dia em que isso acontecer estamos em maus lençóis. A quem é que vamos comprar as rosas à frente do Hard Rock, hem?
Beijinhos e boas férias*

Anonymous said...

Ó Ginete tem juízo pah!
O PNR é a nossa salvação!

Ginete said...

Ouch! Deixa cá ver...
Eu nunca disse que te sustentavas em dados falaciosos! Só disse que o crescimento do resultado percentual do PNR (que, de facto, não duplicou - quase triplicou) foi exponenciado pela abstenção. Quando disseste que tinham duplicado pensei que estivesses a falar em percentagens e não em número de votos, mas a ideia é a mesma - a abstenção fez as percentagens dos partidos pequenos subir (o Garcia Pereira teve 1,58%...). Ah, e o PNR teve 1466 votos, não 1501 :P (o resultado foi corrigido)
Mantenho o que disse - os resultados do PNR foram ridiculamente altos por causa da exposição mediática que os senhores têm recebido desde que o Mário Machado apareceu na RTP a exibir orgulhosamente a sua shotgun e a dizer que estavam prontos para a luta!
É verdade que a publicidade não explica tudo, e é possível que esteja a acontecer um fenómeno igual ao das eleições presidenciais francesas de 2002, em que o senhor Le-Pen chegou à segunda volta (onde levou uma tareia do Chirac, mas isso é outra história). Esses fenómenos, que já vêm do tempo do tio Adolfo, são (como sabes de certeza melhor do que eu) cíclicos e exemplo disso foram as presidenciais deste ano, em que teve pouco mais de 10% dos votos. Convém referir que, entretanto, o nosso amigo Jean-Marie perdeu o seu assento no Parlamento Europeu por agredir um candidato socialista em 1997...
De qualquer maneira, não te conhecia tão próxima desse partido. Mas pronto, não digo mais nada!

Beijinhos*

P.S. - Não te respondi à mensagem porque fiquei sem saldo e ainda não carreguei o telemóvel porque tenho 3 euros na conta. Mas a ideia geral é, outra vez, parabéns! :P *

Anonymous said...

Temos que falar pessoalmente sobre isso! Cheguei a pensar que tinhas cortado relações comigo por não me responderes- as minhas incursões à inter-rede são cada vez mais esporádicas!

Beijinho

Anonymous said...

Gostava apenas de esclarecer que não estou "tão próxima" nem deste nem de qualquer outro partido- nem tão pouco julgo que o tio Zé vá agredir o Sócrates.
Por outro lado, a eleição de um deputado do PNR em 2009, a realizar-se, concretizar-se-á, em princípio, na eleição do presidente do partido, o que, no meu entender, será positivo, na medida em que considero necessária a existência de uma representação partidária que, apesar de minoritária, exerça uma oposição constante, sistemática e incómoda- daí a minha comparação: a direita apenas apresenta dois partidos grande em crise, enquanto que a esquerda "equilibra-se" com o PS, o PCP, o BE, e os Verdes.

Gostaria apenas que ficasse esclarecido que nunca me apanharão na rua em campanha por um partido, a menos que no futuro apareça um novo com contornos de seriedade que me façam crer que vale a pena a sua militância.

Anonymous said...

O que é que se passa aqui? Já quase dois meses e nem um post?! Alguém morreu ou quê?

Anonymous said...

acho ridculo que o PNR tenha tido percentagem tao grande...concordo que tal numero se deva a publicidade e a abstençao...penso que lisboa ainda nao chegou a esses estremos!
no dia em isso acontecer vai ser o inicio do fim!

Anonymous said...

Naa...estamos bem vivas! Animadas com tamanho interesse por este nosso blog, antes de mais pedimos desculpa pela ausência, consequência directa do facto de estar privada de um bem essencial para a actualização desta página, o computador. Prometemos para breve a regularização desta situação, garantindo, desde já, que a espera valerá a pena.

- said...

Sim, o comment da Nesquik fui eu, mas aparentemente não teve efeito que se visse...

Anonymous said...

já te cheguei a dizer nestes últimos dois dias que há um mês que não tenho tempo para respirar?

Ginete said...

Ah é verdade, o queijo limiano n se fabrica nos açores filha, é mais para os lados de ponte de LIMA! :P

Anonymous said...

Toda a razão, shôr engenheiro...

Anonymous said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!